Compartilhe

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ITCP UCSal FORNECE TECNOLOGIA SOCIAL PARA PROGRAMA DE ECONOMIA POPULAR


O programa de pesquisa e extensão desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/UCSAL forneceu a tecnologia social para a capacitação de 150 agentes do programa de inclusão socioprodutiva executado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia.
A atividade de capacitação dos agentes foi realizada na última semana de julho na Fundação Luis Eduardo Magalhães, com a participação do professor Gabriel Kraychete e dos colaboradores da ITCP UCSAL Vinicius Gonçalves (economista) e Jéssica Jabar (assistente social). Os agentes são moradores dos próprios bairros populares onde o programa é realizado.
Na Região Metropolitana de Salvador, o emprego regular assalariado corresponde a menos de 40% da população ocupada. Cerca de 400 mil pessoas ganham o seu sustento trabalhando por conta própria. Diferentemente da economia tradicional, a unidade de análise para a compreensão dos empreendimentos da economia dos setores populares não é a micro ou a pequena empresa, mas a unidade domiciliar.
Um censo econômico, por exemplo, não capta o trabalho de mulheres que, dentro de casa, produzem e vendem alimentos, produtos de limpeza ou confecções. Para esses empreendimentos, a visão convencional da economia tem pouca utilidade. É nesse campo que reside a originalidade da tecnologia social produzida pela ITCP UCSAL, que considera a lógica peculiar dos empreendimentos da economia dos setores populares.




0 comentários:

Postar um comentário